Bahia Política

Sem meias verdades

Governo Trump elogia sistema eleitoral brasileiro por segurança

Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE

O governo do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destacou o sistema eleitoral brasileiro como exemplo de segurança, em um relatório divulgado nesta terça-feira (25/03). O Brasil foi citado, ao lado da Índia, por adotar medidas rigorosas de identificação biométrica dos eleitores, uma prática considerada mais segura do que os métodos utilizados nos Estados Unidos, onde, em muitos estados, basta o eleitor se autodeclarar cidadão para votar. No Brasil, é necessário regularizar o título de eleitor e, em muitos casos, cadastrar a biometria para garantir o direito de voto.

O relatório também ressaltou que a vinculação da identificação do eleitor a um banco de dados biométrico no Brasil e na Índia ajuda a reduzir disputas eleitorais, uma vez que, nos Estados Unidos, as regras variam de estado para estado, o que pode gerar confusão e controvérsias. A gestão Trump argumenta que essa centralização da identificação contribui para uma maior segurança e transparência no processo eleitoral, ao contrário da “colcha de retalhos” americana de métodos de votação.

Além disso, o documento criticou a prática de votação pelo correio nos Estados Unidos, apontando que países como Dinamarca e Suécia adotam restrições severas para esse tipo de voto, permitindo-o apenas em situações específicas. Nos Estados Unidos, as autoridades eleitorais têm aceitado cédulas enviadas sem carimbo postal ou mesmo aquelas recebidas após o dia da eleição, o que, segundo o relatório, pode comprometer a integridade do processo eleitoral.

O sistema eleitoral dos Estados Unidos também foi abordado no relatório, detalhando que os eleitores americanos podem votar presencialmente, preenchendo manualmente uma cédula ou utilizando equipamentos que automatizam o preenchimento da mesma. Contudo, no país, o sistema de votação é baseado no número de delegados conquistados por cada candidato, e não diretamente na quantidade de votos populares recebidos, o que torna o processo ainda mais complexo.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.