Os seis anos de inauguração do Hospital da Mulher de Salvador, celebrados nesta segunda-feira (9), são motivo de felicidade para baianas dos 417 municípios do Estado. Dona Estelita Santos, natural de Mutuípe, é uma delas. “Agradeço a Deus por ter sido atendida aqui. É um hospital excelente, de primeira qualidade. Sem dúvidas é um grande presente para as mulheres da Bahia. É o melhor hospital que já fui”, assegurou a paciente, enquanto fazia sua terceira sessão de quimioterapia.
O Hospital da Mulher é considerado o maior, dentre as unidades dedicadas às doenças específicas do aparelho reprodutor feminino, do Brasil. Em seis anos, foram realizados 2,150 milhões atendimentos, sendo 900 mil exames e procedimentos e 51.500 cirurgias. A unidade dispõe de serviços de alta resolução para diagnóstico e tratamento em oncoginecologia, oncologia clínica, mastologia, cirurgia plástica, planejamento familiar, cabeça e pescoço, cirurgia geral e reprodução humana/endometriose, além de acolher também mulheres que foram expostas à violência sexual através do Serviço AME, onde já foram ofertados mais de 1.106 acompanhamentos médicos e psicossociais a mulheres e adolescentes a partir de 12 anos.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana destaca que mesmo sendo um hospital com pouco tempo de funcionamento já deu bons frutos. “É muito bom ver as mulheres tendo um atendimento digno”, afirmou. A Secretária ainda pontuou a ampliação que está sendo feita na unidade, que passará a contar com serviço de radioterapia, além de novos leitos de enfermaria. “Vamos ampliar, para darmos oportunidade de mais mulheres serem atendidas”. (Sesab)