Bahia Política

Sem meias verdades

Igualdade de gênero no trabalho é pauta na Câmara

Foto: Heriks Trabuco

Em homenagem ao Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, a Câmara Municipal de Camaçari realizou, nesta segunda-feira (5), uma Sessão Especial para discutir a importância das mulheres no mercado de trabalho. A atividade, proposta pelo vereador Dentinho do Sindicato (PT), reuniu representantes do poder público, sindicatos, trabalhadores e trabalhadoras de diversos segmentos da sociedade. O objetivo foi reforçar a necessidade de igualdade de oportunidades e valorização das mulheres no ambiente profissional.

A presidente da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA), Maria Madalena Firmo, conhecida como Leninha, foi a primeira palestrante da sessão. Ela destacou os avanços conquistados pelas mulheres, mas alertou que ainda há um longo caminho pela frente. Segundo Leninha, a CUT segue comprometida com a paridade de gênero e a luta por condições iguais para homens e mulheres em todos os espaços da sociedade.

Representando o governo municipal, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriane Marcelle, enfatizou que a gestão tem atuado para promover a inclusão das mulheres no mercado. Ela citou o Selo Azul, concedido a empresas que contratam mulheres, e ações do CIAT para oferecer apoio psicossocial e capacitação. Adriane também apresentou dados sobre a presença feminina em grandes empresas de Camaçari, que variou entre 13,8% e 25% em 2024.

A sessão também contou com falas contundentes sobre os desafios da informalidade enfrentados pelas mulheres. A professora Ana Carla Fagundes, do Sindicato dos Professores da Rede Pública, destacou que a maioria da população de Camaçari é feminina (52,7%), mas isso não se reflete no mercado de trabalho formal. Ela alertou para o risco de romantizar o trabalho informal como empreendedorismo, reforçando que, sem garantias, não há segurança para as mulheres.

Outras lideranças também se manifestaram durante a sessão, como a professora Jaqueline de Andrade Santos, presidente do PT de Camaçari, que criticou a falta de acesso das mulheres aos empregos formais, mesmo com a redução do desemprego no país. A empreendedora Amanda Bittencourt, da agência Abittencourt.mov, compartilhou sua trajetória no setor de marketing. Além delas, representantes de diversos sindicatos e vereadores também participaram do debate, fortalecendo a importância da luta por equidade no mundo do trabalho.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.