O presidente do INSS, Gilberto Waller, anunciou que as associações envolvidas no esquema de descontos ilegais terão um prazo de 15 dias úteis para ressarcir os aposentados e pensionistas prejudicados. A medida foi tomada após o escândalo de fraudes envolvendo cobranças indevidas a beneficiários do órgão. Durante uma coletiva de imprensa na quinta-feira (8), Waller detalhou o processo de devolução dos valores.
As associações têm até o dia 22 de maio para regularizar a situação, seja reembolsando o valor diretamente aos segurados ou registrando as informações no sistema do INSS. Caso contrário, elas deverão efetuar o pagamento dos valores descontados indevidamente por meio de um depósito identificado, utilizando uma GRU específica, que será repassado ao beneficiário por meio de folha suplementar.
Waller também alertou que, a partir de terça-feira (13), o INSS começará a divulgar mais informações para os beneficiários afetados. A comunicação será feita exclusivamente pela plataforma Meu INSS, e não por e-mails ou mensagens de aplicativos. O presidente do INSS orientou que os aposentados e pensionistas sigam as instruções dessa plataforma e evitem outros canais de comunicação.
De acordo com a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), entre 2019 e 2024, sindicatos e associações cobraram indevidamente cerca de R$ 6,3 bilhões dos aposentados e pensionistas. O INSS promete transparência e mais informações para que os beneficiários possam regularizar a situação.
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