A partir desta terça-feira (13), o INSS começará a notificar aposentados e pensionistas que sofreram descontos não autorizados em seus benefícios, principalmente por parte de associações. A notificação será enviada exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS e trará detalhes como os valores cobrados e os nomes das entidades envolvidas.
Os beneficiários deverão responder à notificação já na quarta-feira (14), informando se autorizaram ou não os descontos. Quem declarar que não autorizou poderá solicitar o reembolso diretamente pelo app. Cerca de 9 milhões de pessoas receberão a mensagem, segundo o instituto.
Os ressarcimentos serão referentes a descontos feitos entre março de 2020 e março de 2025. O INSS irá cobrar que as associações devolvam os valores aos aposentados e pensionistas em até 15 dias úteis após a notificação. Caso não cumpram o prazo, poderão ser acionadas judicialmente.
O INSS reforça que o contato será feito apenas pelo aplicativo oficial. Não haverá ligações telefônicas, mensagens por SMS ou por intermediários. Em caso de dúvidas, os beneficiários podem ligar para a central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Brasil tem menor número de nascimentos desde 1976
Prefeitura realiza limpeza urbana no Quingoma
Conceição do Jacuípe amplia crédito para pequenos negócios