Bahia Política
Publicidade
  • ARTIGOS
  • GERAIS
  • INTERNAUTA CIDADÃO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
1 de março de 2021
Sem resultados
View All Result
  • ARTIGOS
  • GERAIS
  • INTERNAUTA CIDADÃO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
Sem resultados
View All Result
Bahia Política
Sem resultados
View All Result
Home GERAIS

Instrução normativa prevê boas práticas para produção de folhosas

Instrução normativa prevê boas práticas para produção de folhosas
Share on FacebookShare on Twitter


Começa a vigorar hoje (1º) a instrução normativa publicada no dia 13 de janeiro, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que apresenta normas técnicas para a produção integrada de folhosas, inflorescência (parte da planta onde se localizam as flores) e condimentais (especiarias e temperos).

Por meio da Instrução Normativa Número 1, o ministério pretende, por meio da adoção de boas práticas agrícolas, garantir a segurança do alimento, além de sua rastreabilidade “ desde a origem, do campo até a mesa do consumidor”. Os produtos que seguirem as regras sanitárias e ambientais previstas nas normas técnicas apresentarão o selo “Brasil Certificado Agricultura Qualidade”.

A adesão à produção integrada é voluntária e depende do cumprimento de normas que abrangem, além do uso racional de insumos, capacitação técnica da equipe e a disponibilização de um responsável técnico. A certificação do produto é feita por entidades credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

As normas apresentadas na publicação abrangem 32 espécies: acelga, agrião, aipo, alcachofra, alecrim, alface, alho poró, almeirão, aspargo, brócolis, cebolinha, chicória, coentro, couve, couve-chinesa, couve-de-bruxelas, couve-flor, erva -doce, escarola, espinafre, estévia, estragão, hortelã, louro, manjericão, manjerona, mostarda, orégano, repolho, rúcula, salsa e sálvia.

Segundo a coordenadora de Produção Integrada da Cadeia Agrícola do Ministério da Agricultura, Rosilene Souto, trata-se de um “trabalho de conscientização, capacitação de trabalhadores e produtores, manejo, responsabilidade, segurança do trabalho, rastreabilidade da produção e certificação” que ajudará o produtor a melhor gerenciar sua propriedade, aumentando a produtividade ao mesmo tempo em que reduz a aplicação de defensivos químicos.

Essas práticas, acrescenta a coordenadora em nota divulgada pelo ministério, dão aos produtos,melhor aparência, durabilidade, qualidade, aroma e sabor. “São alimentos consumidos pela população brasileira regularmente, na maioria das vezes crus, que necessitam de todos os cuidados para garantir o consumo seguro, em relação a contaminantes biológicos, físicos e químicos”, afirma Rosilene.

“Atualmente, o Brasil conta com 72 culturas com as normas técnicas aprovadas e publicadas para produção integrada”, informou o Ministério da Agricultura.



Fonte

img
BP
Online
Whatsapp do Bahia Política
  • #509 (sem título)
  • Blog
  • Home

© 2020 Bahia Política | Desenvolvido pela Streaming Brasil - https://www.streamingbrasil.com.br

Sem resultados
View All Result
  • #509 (sem título)
  • Blog
  • Home

© 2020 Bahia Política | Desenvolvido pela Streaming Brasil - https://www.streamingbrasil.com.br

Whatsapp do Bahia Política
Envie sua mensagem
Podemos levar alguns minutos para responder
BP
Whatsapp do BP