Na noite de quinta-feira (12), um ataque audacioso ao Conjunto Penal de Eunápolis, no sul da Bahia, resultou na fuga de 16 detentos. Oito homens fortemente armados invadiram a unidade, atirando contra as muralhas e torres de vigilância antes de cortarem a grade metálica para facilitar a entrada. Durante a ação, os criminosos mataram um cão de guarda e abandonaram um fuzil calibre 5.56 e munições no local. Os presos, que já aguardavam a investida, utilizaram uma corda artesanal, conhecida como “tereza”, para descer pelas paredes das celas abertas.
Entre os fugitivos está Edinaldo Pereira Souza, o “Dada”, apontado como líder da facção Primeiro Comando de Eunápolis (PCE). A lista de foragidos inclui outros membros conhecidos do grupo, como Sirlon Riserio Dias Silva (“Saguim”), Thiago Almeida Ribeiro (“Pirata”) e Rubens Lourenço dos Santos (“Binho Zoião”). As autoridades penitenciárias confirmaram que todos os 16 fugitivos têm ligação direta com o PCE, organização criminosa que atua na região.
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) trabalha em conjunto com as forças de segurança para recapturar os foragidos. A fuga em massa levanta preocupações sobre a segurança nas unidades prisionais do estado e expõe a ousadia das facções criminosas. Enquanto isso, a população de Eunápolis segue apreensiva, temendo o impacto dessa fuga nas comunidades locais.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Arma de fogo e duas granadas são apreendidas pela PM em Brotas
Operação investiga homicídio em Conceição do Jacuípe e cumpre mandados em seis cidades
São Francisco do Conde inicia matrículas para o ano letivo de 2025