Getting your Trinity Audio player ready...
|
O advogado João Neto, suspenso preventivamente pela OAB-BA, usou as redes sociais para criticar a decisão e atribuiu a medida ao racismo. Em vídeo publicado nesta sexta-feira (23), ele questionou a atuação da instituição e afirmou estar sendo tratado de forma desigual por ser negro. “Não será meia dúzia de racistas que vai me parar”, declarou.
Neto teve seu registro suspenso por 90 dias pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-BA no início de maio. A decisão foi tomada com base em um processo ético-disciplinar anterior à sua prisão em flagrante, ocorrida em abril, por suspeita de agressão à namorada, em Maceió. Segundo a OAB, a punição se deve a condutas incompatíveis com a advocacia, como falas polêmicas em redes sociais e veículos de imprensa.
No vídeo, ele confirmou a suspensão, mas negou envolvimento em crimes e questionou a diferença de tratamento da OAB em outros casos. “Por que, para alguns, a OAB oferece proteção institucional, mesmo em escândalos graves, e para mim não há sequer a defesa da minha dignidade profissional?”, indagou.
A Ordem dos Advogados ainda não comentou publicamente as críticas. Enquanto isso, João Neto afirmou que já está tomando as medidas legais cabíveis para tentar reverter a suspensão e retomar suas atividades profissionais.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Vitória se posiciona sobre cobrança de IPTU pela Prefeitura
Silvânia homenageia Tânia Yoshida no Arraiá do Berimbau
Flaviano antecipa salários e convida para o São João de Santo Amaro