A Justiça Eleitoral determinou a cassação do mandato da vereadora Cecília Silva Conceição, do município de Antônio Cardoso, no interior da Bahia. A decisão, assinada pela juíza Carísia Sancho Teixeira, foi divulgada nesta segunda-feira (12) e acolhe duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) por abuso de poder político e compra de votos.
Segundo as investigações, a parlamentar teria utilizado atestados médicos falsos para atrair eleitores, usando papéis timbrados da Prefeitura e um carimbo médico supostamente furtado. Os documentos teriam sido distribuídos durante o período eleitoral para beneficiar sua campanha à reeleição.
A defesa de Cecília alegou perseguição política e questionou a validade das provas apresentadas. No entanto, a Justiça considerou consistentes os elementos do processo, como depoimentos, materiais físicos e digitais, que sustentaram as denúncias contra a vereadora.
Além da perda do mandato, a vereadora foi declarada inelegível por oito anos, multada em 50 mil UFIRs e teve seus votos anulados. A Justiça também determinou o recálculo do quociente eleitoral e comunicou a Câmara Municipal para afastamento imediato da parlamentar e convocação do suplente. O caso foi encaminhado ao Ministério Público para investigação de possíveis crimes e atos de improbidade.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Ex-prefeito de Itaberaba é multado por nomeação de servidora fantasma
Ipespe: Governo Lula é reprovado por 54% da população
Dilma é reconhecida como anistiada política e receberá R$ 100 mil