A Justiça Eleitoral abriu uma investigação contra os partidos União Brasil e Podemos em Maragogipe, Bahia, por suspeita de descumprimento da cota mínima de gênero nas eleições municipais de 2024. A ação foi protocolada após os partidos não conseguirem manter 30% de candidaturas femininas, exigência legal, devido ao indeferimento de algumas candidaturas de mulheres e à falta de medidas para repor esses nomes ou reduzir candidaturas masculinas.
O Podemos, que apresentou 13 candidatos, teve duas das quatro candidaturas femininas rejeitadas, enquanto o União Brasil perdeu três das quatro candidatas e quatro candidaturas masculinas. A falta de substituição das candidaturas femininas levou ao questionamento de fraude na cota de gênero, essencial para garantir a diversidade na representação política.
Caso a Justiça considere a denúncia procedente, os partidos União Brasil e Podemos podem ter cinco vereadores eleitos cassados, incluindo Enádio “Careca” e Tawan Pereira. Segundo o advogado eleitoral Dr. André Luis Chaves Pereira Bomfim, responsável pela ação, a inércia dos partidos e a aparente falta de interesse das candidatas rejeitadas em participar do pleito reforçam a expectativa de uma decisão favorável à cassação.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
TCM aprova gestão de Bruno Reis em 2023
Operação policial na Bahia termina com dois mortos e dez presos
CRAS homenageia mães em Conceição do Jacuípe