20 de fevereiro de 2025

Bahia Política

Sem meias verdades

Justiça Federal arquiva inquérito que investigava Jaques Wagner

Foto: Arquivo/Pedro França/Agência Senado

A 2ª Vara Federal Criminal da Bahia arquivou o inquérito contra o senador e ex-governador Jaques Wagner (PT) por suspeita de lavagem de dinheiro. A decisão, assinada pelo juiz Fábio Moreira Ramiro e confirmada nesta segunda-feira (17), seguiu manifestação do Ministério Público Federal (MPF), que concluiu não haver elementos suficientes para sustentar a investigação iniciada em 2018. O procedimento ficará suspenso por 60 dias para análise final da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, podendo ser reaberto caso surjam novas provas.

O caso teve origem na Operação Cartão Vermelho, que investigava supostas irregularidades. Após quase sete anos de apuração, perícias e análise de celulares, o MPF decidiu pelo arquivamento. O juiz destacou que cabe ao Judiciário analisar possíveis ilegalidades no pedido do MPF, mas não identificou irregularidades que justificassem a continuidade do inquérito.

O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, criticou o processo, classificando-o como perseguição política da Lava Jato. Segundo ele, Wagner foi vítima de uma campanha para minar sua reputação, destacando que a interferência política no Judiciário compromete a justiça.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.