Bahia Política

Sem meias verdades

Justiça manda regularizar barragem na Bahia

Foto: Reprodução/Redes sociais

A Justiça determinou a regularização de uma barragem localizada na Fazenda Palmeira, no município de Poções, sudoeste da Bahia, após acatar denúncia do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). A decisão liminar foi proferida no último dia 28, com base em ação civil pública movida pela promotora Karina Gomes Cherubini, que apontou risco de rompimento da estrutura.

Segundo a promotora, a barragem foi construída irregularmente por Aurelino Lacerda Rocha para represar as águas do Rio São José, sem registro de projeto técnico, responsável pela obra ou licença ambiental. Além disso, a estrutura apresenta falhas como fissuras no maciço de terra, ausência de sangradouro e obstrução da manilha de escoamento, fatores que aumentam o risco de colapso.

A Justiça determinou que, no prazo de 60 dias, o proprietário execute obras de recuperação da barragem conforme orientações dos órgãos ambientais competentes. Ele também deverá obter todas as licenças necessárias, como autorização para intervenção em recursos hídricos e licença de operação da estrutura.

Além das correções físicas, Aurelino Lacerda terá que elaborar e implantar um Plano Emergencial de Evacuação para a população da área de risco, com medidas de proteção aos moradores e aos animais em caso de fortes chuvas. A limpeza e manutenção periódica da barragem também foi imposta pela decisão.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.