O candidato a governador da Bahia pela federação PSOL-REDE, Kleber Rosa, garantiu que, caso seja eleito, irá triplicar a quantidade de policiais civis através da realização de novos concursos públicos, durante entrevista à Rádio Nova Brasil FM (104.7), na manhã desta segunda-feira (5), ao programa ” Nova Manhã”, sob o comando do jornalista político Osvaldo Lyra.
O postulante ao Palácio de Ondina defendeu a necessidade de a gestão estadual valorizar o trabalho dos policiais civis e investir mais na investigação criminal.
Kleber Rosa destacou que existe um baixo efetivo de policiais civis nas delegacias tanto de Salvador como do interior baiano, uma quantidade insuficiente que não consegue dá conta das demandas de investigação criminal do Estado.
“Precisamos aumentar o nosso efetivo, vou triplicar a quantidade de policiais civis, por meio da abertura de mais concursos públicos. Existe um baixo efetivo policial nas delegacias de todo o Estado fato este que gera uma sobrecarga de trabalho para o policial civil e, consequentemente, interfere diretamente na qualidade do serviço prestado e no próprio processo de investigação criminal”, salientou.
O psolista ressaltou que a violência é reflexo de um processo de exclusão social, de um quadro de desigualdade social, mas é necessário, também, que o governo do Estado valorize os policiais civis e invista mais na investigação criminal.
” A lei Orgânica, de 2009, enquadrou a categoria como carreiras de nível superior. Entretanto, os policiais continuam recebendo salário de nível médio. O Estado da Bahia precisa implementar, em caráter de urgência, o que prevê a Lei Orgânica Estadual, ou seja, se os policiais civis estão enquadrados como carreiras de nível superior, precisam também receber o salário de nível superior. Essa é uma luta que vem sendo travada há anos pelo movimento dos policiais civis mas, até o momento, ainda consta apenas no papel, com total descaso das gestões de Rui Costa”, defendeu Kleber Rosa. (Ascom)