8 de fevereiro de 2025

Bahia Política

Sem meias verdades

Lavagem de Barra do Pojuca reúne fé e tradição na orla de Camaçari

Vereadores e lideranças locais eventos de celebração tradicional na orla de Camaçari. Foto: Reprodução

As celebrações de São Francisco de Assis, padroeiro das comunidades da orla de Camaçari, começaram neste sábado (11/01) com a tradicional lavagem em Barra do Pojuca. O evento reuniu centenas de pessoas, que acompanharam o cortejo das baianas, seguido pela Charanga Big Band e pelos grupos culturais Espermacete, Beira de Rua e Ginga Expressão. A procissão percorreu o trajeto até a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no centro da localidade.

A Câmara Municipal de Camaçari marcou presença na festividade, com destaque para o vereador Niltinho Maturino (PRD), atual presidente do Legislativo, que celebrou a conexão com a população. O vereador Kaique Ara (PT), que também acompanhou o evento, enfatizou a fé e a resiliência dos moradores, especialmente os pescadores, que consideram São Francisco de Assis seu padroeiro.

A festividade atraiu visitantes de diversas comunidades do litoral, reforçando o caráter cultural e religioso do evento. Rivelino Martins, liderança ambiental de Arembepe, destacou a importância de preservar a tradição local e o respeito à ancestralidade da região. “Barra do Pojuca é um território cheio de história, assim como Arembepe, Jauá e Abrantes. É sempre bom celebrar de forma pacífica e em união com a comunidade”, afirmou.

Bahia Política