
Durante entrevista na Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que “traficantes são vítimas de usuários também”. Ao comentar a política antidrogas do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Lula destacou que o enfrentamento ao tráfico internacional deve incluir a responsabilidade dos consumidores. Segundo ele, o foco no combate aos usuários poderia reduzir a demanda e, consequentemente, o poder dos traficantes.
Trump, por sua vez, tem intensificado ações militares contra o tráfico de drogas vindo da Venezuela. O ex-presidente americano chegou a sugerir uma ofensiva terrestre no país vizinho, afirmando que algo “muito sério vai acontecer”. Essa postura gerou reações internacionais, sobretudo por defender medidas de força extrema em vez de ações legais e diplomáticas.
Lula criticou duramente a retórica de Trump e defendeu uma abordagem baseada na justiça. O petista afirmou que nenhum chefe de Estado deve ameaçar matar pessoas. Para ele, a solução está em investigar, prender e julgar os envolvidos, garantindo o cumprimento da lei sem recorrer à violência.
Faça parte do Grupo Bahia Política no WhatsApp, se preferir entre em nosso canal no Telegram.
