Mais de 9 mil farmácias deixam programa Farmácia Popular

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

O Ministério da Saúde descredenciou 9.180 estabelecimentos do programa Farmácia Popular. A medida faz parte da retomada da renovação anual obrigatória de credenciamento, que havia sido suspensa desde 2018. De acordo com a pasta, as unidades descredenciadas não enviaram a documentação necessária ou deixaram de atualizar o cadastro dentro do prazo estabelecido.

Mesmo com o corte, cerca de 24 mil farmácias e drogarias continuam ativas no programa, oferecendo medicamentos gratuitos ou com desconto. Atualmente, o Farmácia Popular disponibiliza 41 itens, incluindo remédios para hipertensão, diabetes, asma, anticoncepcionais e fraldas geriátricas.

O ministério reforçou que a atualização cadastral é uma exigência para manter o controle e a regularidade do programa. A falta de documentação ou inconsistências nas informações fornecidas leva automaticamente à exclusão do estabelecimento do sistema.

Além dos descredenciamentos, outras 5 mil unidades foram temporariamente suspensas. Nesses casos, o motivo apontado foi a identificação de possíveis irregularidades, detectadas por meio do monitoramento interno do Farmácia Popular.

A medida visa garantir mais segurança e eficiência no uso dos recursos públicos, além de fortalecer a fiscalização sobre o funcionamento correto das farmácias credenciadas. O programa é considerado essencial para ampliar o acesso da população a medicamentos básicos em todo o país.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.