Bahia Política

Sem meias verdades

Marta Suplicy é cotada pelo PT para chapa em 2026

Foto: Divulgação | Palácio do Planalto

A ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, voltou ao centro das articulações políticas ao ser considerada por integrantes do PT como uma possível candidata na chapa majoritária da esquerda nas eleições de 2026. A ideia é que Marta dispute uma das duas vagas ao Senado ou componha como vice uma possível chapa ao governo estadual.

Apesar das discussões internas, ainda não há um nome definido para disputar o Palácio dos Bandeirantes. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) chegou a ser cogitado, mas tem demonstrado resistência à ideia de uma nova candidatura ao governo paulista. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), também refuta a possibilidade.

O movimento em torno de Marta reforça a estratégia do PT de buscar nomes experientes e com apelo eleitoral para fortalecer a esquerda no estado de São Paulo, onde a legenda enfrenta dificuldades históricas. A eventual candidatura também sinaliza uma reaproximação definitiva entre Marta e o partido, após anos de afastamento.

Outro nome que circula nas negociações é o de Márcio França (PSB), atual ministro do Empreendedorismo, que também demonstra interesse em disputar o governo do estado. França já ocupou o cargo interinamente em 2018 e tem atuado para viabilizar sua candidatura dentro da aliança com o PT.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.