Mistério: documento de Eliza Samudio reaparece na Europa

Passaporte de Eliza Samudio é encontrado em Portugal e entregue ao Consulado do Brasil, reacendendo interesse no caso. Investigação e análises continuam.

Foto: Reprodução/Leo Dias TV

Um passaporte em nome de Eliza Samudio foi encontrado no fim de 2025 por um morador de um imóvel em Lisboa, em Portugal, e entregue ao Consulado-Geral do Brasil, que informou o Itamaraty sobre o achado. Correio do Povo

O documento estava guardado entre livros em uma estante de uma casa compartilhada, segundo relatos. A pessoa que achou o passaporte preferiu não revelar sua identidade.

Autoridades confirmaram que o passaporte é autêntico e único, sem registro de segunda via emitida, e está em bom estado de conservação. O Consulado brasileiro em Lisboa disse que aguarda orientação do Itamaraty para definir os próximos passos.

O documento contém um carimbo de entrada em Portugal datado de maio de 2007, porém não tem registro de saída. A data é anterior ao desaparecimento e morte de Eliza Samudio em 2010, e por isso não comprova que ela esteve no país após o crime.

A descoberta reacendeu interesse no caso que chocou o Brasil. Em 2010, Eliza desapareceu após avisar amigos que faria uma viagem e, no processo judicial, foi considerada morta, com o ex-goleiro Bruno Fernandes condenado por sua morte.

Apesar do achado do passaporte, autoridades e familiares pedem cautela e ressaltam a necessidade de investigação sobre como o documento foi parar em Portugal e que ele, por si só, não altera as conclusões oficiais sobre o caso.

Faça parte do Grupo Bahia Política no WhatsApp, se preferir entre em nosso canal no Telegram.