21 de fevereiro de 2025

Bahia Política

Sem meias verdades

MP-BA e Governo firmam acordo para transporte na RMS

Foto: Reprodução

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Procuradoria-Geral do Estado assinaram, na quinta-feira (20), um acordo para buscar uma solução imediata para o transporte público na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O objetivo é melhorar o serviço que atende mais de 3 milhões de passageiros por mês em 80 linhas de ônibus urbano.

O acordo prevê a contratação emergencial de novas empresas para operar o sistema rodoviário metropolitano por um período de um ano. Durante esse tempo, será realizada uma licitação para definir, de forma definitiva, as concessionárias que ficarão responsáveis pelo serviço. A medida visa reduzir as constantes reclamações dos usuários.

Além disso, serão promovidas reuniões institucionais mensais com representantes do MP-BA, do Governo do Estado e de órgãos reguladores, para acompanhar o cumprimento dos compromissos firmados. Entre os participantes do acordo estão o procurador-geral de Justiça Pedro Maia, secretários estaduais, promotores de Justiça e o diretor executivo da Agerba, Carlos Martins.

O transporte metropolitano atende sete cidades da RMS e conta com 63 linhas integradas ao metrô de Salvador. O sistema também utiliza o “metropasse”, cartão eletrônico recarregável que permite integração entre ônibus metropolitanos, metrô e ônibus urbanos da Integra, possibilitando deslocamentos combinados dentro de um período de três horas.

As cidades mais próximas de Salvador, como Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari, possuem ônibus que circulam diretamente até o centro da capital. Já os passageiros que se deslocam para municípios mais distantes, como Madre de Deus, Mata de São João e Dias D’Ávila, utilizam terminais específicos, como a rodoviária de Salvador e pontos na Avenida Paralela.

Para os moradores de Itaparica e Vera Cruz, além dos ônibus metropolitanos, há opções de transporte hidroviário, como as lanchinhas no Terminal Náutico e o sistema ferry-boat no Terminal São Joaquim. Com o acordo firmado, a expectativa é que o transporte na RMS passe por melhorias significativas nos próximos meses.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.