O Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Procuradoria-Geral do Estado assinaram, na quinta-feira (20), um acordo para buscar uma solução imediata para o transporte público na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O objetivo é melhorar o serviço que atende mais de 3 milhões de passageiros por mês em 80 linhas de ônibus urbano.
O acordo prevê a contratação emergencial de novas empresas para operar o sistema rodoviário metropolitano por um período de um ano. Durante esse tempo, será realizada uma licitação para definir, de forma definitiva, as concessionárias que ficarão responsáveis pelo serviço. A medida visa reduzir as constantes reclamações dos usuários.
Além disso, serão promovidas reuniões institucionais mensais com representantes do MP-BA, do Governo do Estado e de órgãos reguladores, para acompanhar o cumprimento dos compromissos firmados. Entre os participantes do acordo estão o procurador-geral de Justiça Pedro Maia, secretários estaduais, promotores de Justiça e o diretor executivo da Agerba, Carlos Martins.
O transporte metropolitano atende sete cidades da RMS e conta com 63 linhas integradas ao metrô de Salvador. O sistema também utiliza o “metropasse”, cartão eletrônico recarregável que permite integração entre ônibus metropolitanos, metrô e ônibus urbanos da Integra, possibilitando deslocamentos combinados dentro de um período de três horas.
As cidades mais próximas de Salvador, como Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari, possuem ônibus que circulam diretamente até o centro da capital. Já os passageiros que se deslocam para municípios mais distantes, como Madre de Deus, Mata de São João e Dias D’Ávila, utilizam terminais específicos, como a rodoviária de Salvador e pontos na Avenida Paralela.
Para os moradores de Itaparica e Vera Cruz, além dos ônibus metropolitanos, há opções de transporte hidroviário, como as lanchinhas no Terminal Náutico e o sistema ferry-boat no Terminal São Joaquim. Com o acordo firmado, a expectativa é que o transporte na RMS passe por melhorias significativas nos próximos meses.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Jornalista Casemiro Neto deixa TV Aratu após 17 anos de carreira
Haddad destaca expansão do Plano Safra como estratégia para conter inflação de alimentos
Bolsonaro pode cumprir prisão no Exército se condenado