Bahia Política

Sem meias verdades

MPBA debate violência contra a mulher em Camaçari

Foto: Divulgação MP-BA

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) realizou, na última terça-feira (23), o seminário “O enfrentamento da violência doméstica e familiar: prática e desafios” no município de Camaçari. O evento reuniu integrantes da rede de proteção à mulher e contou com palestras das promotoras de Justiça Nataly Santos de Araújo, titular da Promotoria Regional de Camaçari; Sara Gama Sampaio, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero (Nevid); e Susila Ribeiro Machado, titular da Promotoria de Violência Doméstica em Feira de Santana.

Durante o seminário, foram discutidas as diversas formas de violência doméstica e os procedimentos adequados para acolhimento e atendimento das vítimas, com base em uma perspectiva de gênero. Sara Gama abordou o tema “O gênero na Justiça. Todos somos iguais perante a Lei?”, enquanto Nataly Santos destacou os dados de violência doméstica em Camaçari e a importância de incentivar as denúncias. Já a promotora Susila Ribeiro falou sobre compreensão, prevenção e estratégias de enfrentamento da violência contra a mulher.

O evento contou com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil, como a vice-prefeita de Camaçari, Edeilza Sousa dos Santos; a secretária da Mulher, Branca Patrícia; secretários municipais da Saúde, Educação e Cultura; além de membros do Centro de Referência à Mulher (Cram) e do Núcleo de Atendimento à Mulher (Nam). Também participaram policiais militares dos batalhões locais e da Ronda Maria da Penha, delegadas da Deam, defensores públicos especializados e representantes da OAB.

A iniciativa reforça a importância da articulação entre os diversos órgãos que compõem a rede de proteção às mulheres, fortalecendo o debate sobre os desafios no atendimento às vítimas e o combate à violência de gênero no município. A presença de diferentes setores da sociedade reafirma o compromisso de Camaçari em avançar nas políticas públicas de proteção e acolhimento.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.