
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) protocolou nesta terça-feira (15) um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O documento foi entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e alega que o presidente cometeu crimes de responsabilidade que teriam contribuído para a recente crise diplomática com os Estados Unidos.
Segundo o parlamentar, o desgaste com o governo norte-americano, que resultou na imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, foi agravado por ações e declarações do presidente Lula. Entre os pontos citados no pedido estão a aproximação do Brasil com o Irã — incluindo a autorização para navios de guerra iranianos atracarem no país — e a recusa em classificar o PCC como grupo terrorista, mesmo após solicitações formais dos EUA.
Nikolas também menciona a defesa da desdolarização no âmbito do BRICS, vista como um desafio direto ao dólar, além de declarações públicas de Lula que ironizaram líderes de países parceiros, como o ex-presidente Donald Trump. Para o deputado, essas atitudes ferem a dignidade e o decoro exigidos do cargo de presidente da República.
O pedido sustenta que Lula violou artigos da Constituição e da Lei 1.079/1950, que trata dos crimes de responsabilidade. “A política externa deve servir aos brasileiros, e não à conveniência de regimes autoritários ou agendas antiocidentais”, afirmou Nikolas. O requerimento ainda será analisado pela presidência da Câmara, que decide se dará andamento ao processo.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
