Getting your Trinity Audio player ready...
|
A partir de julho, mais de 6 milhões de baianos poderão ter a conta de luz zerada com a entrada em vigor das novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica. A medida beneficia famílias de baixa renda que consumirem até 80 kWh por mês, garantindo gratuidade total. Caso o consumo ultrapasse esse limite, o usuário pagará apenas pela diferença. A mudança foi estabelecida pela Medida Provisória nº 1.300/2025, assinada pelo presidente Lula.
Na Bahia, 1,76 milhão de unidades consumidoras estão aptas a receber o benefício, o que representa 41,6% da população do estado. O Nordeste lidera o ranking de beneficiados, com mais de 27 milhões de pessoas contempladas. A medida faz parte de uma reestruturação no setor elétrico que busca promover justiça tarifária em todo o país.
Para ter direito à tarifa gratuita, a família deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e ter renda per capita de até meio salário-mínimo. Também têm direito idosos e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de famílias com até três salários-mínimos de renda, que tenham membros com doenças que exijam uso contínuo de equipamentos elétricos.
A concessão do benefício é automática para quem atende aos critérios e está com o cadastro atualizado. A distribuidora de energia local realiza o cruzamento das informações com os dados do governo federal. Não é necessário fazer solicitação direta, o que facilita o acesso das famílias ao desconto integral na fatura de energia elétrica.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
MP pede suspensão dos direitos políticos de Nikolas Ferreira
TJ-BA pede veto a projeto que ameaça fechar cartórios
Família de Zambelli ocupa imóvel da Câmara de forma irregular