Oito deputados da AL-BA miram vaga na Câmara Federal em 2026

Foto: Reprodução / AL-BA

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) deve ter ao menos oito parlamentares disputando uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. Entre os nomes estão representantes tanto da oposição quanto da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O União Brasil lidera em número de pré-candidatos, com Alan Sanches, Robinho e Manuel Rocha — este último com apoio do ex-prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, e de seu pai, o deputado federal Zé Rocha, o mais antigo da bancada baiana.

Na oposição, também se destaca Leandro de Jesus (PL), aliado do bolsonarismo e com o apoio declarado do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Robinho, por sua vez, aposta no respaldo político em Nova Viçosa, onde sua esposa é prefeita, e já brincou sobre querer o apoio do cantor Gusttavo Lima em sua campanha. Alan Sanches, que obteve mais de 77 mil votos em 2022, busca fortalecer sua pré-candidatura com apoio de prefeitos do interior e uma dobradinha com o filho, o vereador Duda Sanches.

Na base governista, quatro nomes já articulam suas candidaturas: Olívia Santana (PCdoB), Raimundinho da JR (PL), mas de saída para o Solidariedade), Vitor Bonfim (PV) e Roberto Carlos (PV). Olívia teve sua candidatura aprovada por unanimidade no PCdoB e foi a mais votada da Federação Brasil da Esperança na eleição estadual de 2022, com 92.559 votos. Raimundinho, que disputou a prefeitura de Dias d’Ávila em 2024, aposta na mudança de partido para viabilizar seu projeto.

Vitor Bonfim, por sua vez, conta com bom trânsito no governo Jerônimo Rodrigues e pode herdar espaço caso o deputado federal Bacelar deixe o PV. Já Roberto Carlos é alvo de articulação do prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves (MDB), para disputar pelo PDT e representar o município no Congresso. Ele avalia a mudança partidária com base em acordos políticos que garantam apoio na campanha.

Além disso, um movimento inverso pode acontecer: o deputado federal João Leão (PP) manifestou interesse em disputar uma vaga na AL-BA em 2026. Caso não seja o nome do União Brasil para substituir ACM Neto em eventual desistência ao governo do estado, Leão quer, pela primeira vez, exercer um mandato de deputado estadual.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.