Bahia Política

Sem meias verdades

Operação apura crimes de PMs na Bahia

Foto: Divulgação | PF

Getting your Trinity Audio player ready...
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (28) a Operação Fallen, que investiga uma organização criminosa composta por policiais militares da Bahia, suspeita de envolvimento com lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, extorsão e outros crimes. A ação ocorreu em Feira de Santana e cidades vizinhas, com apoio do Ministério Público Estadual (GAECO), Força Correcional Integrada (FORCE) e a Corregedoria da PM.

A Operação Fallen é um desdobramento da El Patrón, deflagrada em dezembro de 2023, que bloqueou R$ 200 milhões, sequestrou 26 propriedades e suspendeu as atividades de seis empresas ligadas ao grupo. Nesta nova fase, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão autorizados pela 1ª Vara Criminal de Feira de Santana.

Durante as investigações, foi constatado que os suspeitos destruíram provas digitais para atrapalhar o avanço do processo. A Polícia Federal apontou que a quadrilha era formada majoritariamente por membros da segurança pública, o que motivou o nome da operação — “Fallen”, ou “caído”, em português —, em alusão à quebra de conduta ética por parte dos agentes envolvidos.

As apurações continuam para identificar outros possíveis integrantes e conexões criminosas. Caso sejam condenados, os investigados poderão enfrentar penas que, somadas, ultrapassam 26 anos de prisão. A operação reforça o compromisso das autoridades em combater a corrupção dentro das instituições.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.