Getting your Trinity Audio player ready...
|
A oposição ao governo Lula intensificou a ofensiva contra o aumento das alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), anunciado na última quinta-feira (24) e parcialmente revogado após forte reação do mercado. Mesmo com o recuo do Ministério da Fazenda em relação à taxação de investimentos de fundos nacionais no exterior, parlamentares oposicionistas querem anular todas as mudanças e cobram explicações do ministro Fernando Haddad.
O deputado Luciano Zucco (PL-RS), líder da oposição na Câmara, protocolou um requerimento de convocação do ministro para prestar esclarecimentos no Congresso. Segundo ele, a medida foi uma “barbeiragem” e precisa ser revista completamente. Zucco também apresentou um projeto para derrubar os decretos que tratam do aumento do IOF, e articula para que a proposta avance rapidamente na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.
A principal aposta do grupo oposicionista é indicar o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) como relator do projeto. Com grande alcance nas redes sociais, Nikolas já atuou como figura central da oposição em outras pautas econômicas, como a proposta de fiscalização do Pix, que acabou sendo retirada após forte mobilização digital.
A estratégia da oposição é usar o engajamento de Nikolas para pressionar o governo e manter o tema em evidência. A expectativa é que, com a repercussão negativa e o desgaste público, o governo desista por completo das mudanças. Até o momento, o requerimento de convocação de Haddad ainda não tem data para ser votado.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Inscrições abertas para o Conselho de Turismo de São Francisco do Conde
Lula visita Kirchner e pede liberdade para ex-presidente argentina
Explosão em fábrica de fogos mata dois irmãos na Bahia