Bahia Política

Sem meias verdades

Papagaios ameaçados são resgatados em cativeiro em Jauá

Foto: Divulgação

Getting your Trinity Audio player ready...

Dois papagaios-de-peito-roxo, espécie ameaçada de extinção, foram resgatados pela Polícia Militar da Bahia nesta quinta-feira (6), na localidade de Jauá, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. A operação foi realizada por agentes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), após uma denúncia anônima sobre a existência de um cativeiro irregular de aves silvestres.

Ao chegar ao local indicado, os policiais confirmaram que os papagaios estavam sendo mantidos em condições inadequadas, sem a devida autorização legal. Um homem que estava no imóvel, e que alegou trabalhar para o dono das aves, foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos.

As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passarão por avaliação veterinária e cuidados específicos. Após o tratamento, existe a possibilidade de que sejam reintroduzidas ao seu habitat natural, conforme avaliação técnica.

O papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) está classificado como “em perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A espécie sofre com a perda de habitat, a caça e o tráfico ilegal, sendo encontrada principalmente na Mata Atlântica do Brasil, além de áreas do Paraguai e da Argentina.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.