Uma pesquisa realizada pelo PoderData, divulgada nesta sexta-feira (21), revelou que 50% dos brasileiros que conhecem a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, desaprovam sua participação no governo. O levantamento, realizado entre os dias 15 e 17 de março de 2025, ouviu 2.500 pessoas e apontou que 29% aprovam a atuação de Janja, enquanto 21% não souberam opinar. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em outubro de 2024, a desaprovação aumentou em 3 pontos percentuais, dentro da margem de erro. Em setembro de 2022, 63% dos brasileiros diziam conhecer Janja de alguma forma. O novo levantamento mostrou que esse número subiu para 83%, com 46% dos entrevistados conhecendo-a de ouvir falar e 37% afirmando conhecê-la bem.
O estudo também revelou que a participação de Janja no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua sendo um tema polêmico. Embora a aprovação não tenha mudado muito desde o último levantamento (30% em outubro de 2024 para 29% agora), a desaprovação segue significativa, com metade dos entrevistados manifestando opiniões contrárias à sua atuação.
A pesquisa teve um nível de confiança de 95% e foi realizada por meio de entrevistas telefônicas. O levantamento ilustra a crescente visibilidade de Janja na política, mas também a divisão de opiniões sobre sua influência no governo.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Camaçari inaugura novo complexo esportivo no Gravatá
Frederico de Siqueira assume Ministério das Comunicações
Coordenadores do Detran são exonerados após suspeita de fraude