A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação São José, que investiga a suspeita de irregularidades na contratação de uma empresa para realizar serviços laboratoriais, envolvendo o prefeito do município de Queimadas, André Luiz Andrade (PT), e a utilização de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). A operação executou seis mandados de busca e apreensão na cidade de Queimadas, todos emitidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
A investigação revelou que a Prefeitura de Queimadas teria conduzido um procedimento de inexigibilidade de licitação em 2018 para contratar uma empresa para serviços laboratoriais, escolhendo uma empresa relacionada ao prefeito. Suspeita-se que o prefeito já fosse dono de um laboratório de análises clínicas na cidade e tenha contratado uma empresa de fachada em nome de outra pessoa, enquanto os serviços eram, aparentemente, prestados pela empresa do prefeito desde pelo menos 2018.
O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para investigar as irregularidades, mas os gestores municipais se recusaram a fornecer os documentos solicitados, apesar das notificações. Os investigados podem enfrentar acusações de responsabilidade do prefeito, fraude em licitação, desobediência e corrupção passiva. A Operação São José busca esclarecer essas suspeitas e promover a justiça no caso.
Bahia Política
Siga Bahia Política no Facebook , no Twitter e também no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Arma de fogo e duas granadas são apreendidas pela PM em Brotas
Hilton Coelho propõe espaços de acolhimento para artistas baianos
Câmara instala as 13 comissões permanentes