Bahia Política

Sem meias verdades

PL Bahia mantém Roma, mas pode mudar foco para Senado

Foto: Divulgação

O Partido Liberal (PL) na Bahia mantém, por enquanto, a candidatura do ex-ministro João Roma ao governo do estado nas eleições de 2026. No entanto, as movimentações nacionais do PL, focadas em fortalecer a bancada do Senado, podem influenciar essa decisão. O governo federal, em articulação com o PT, já planeja uma estratégia para renovar dois terços das cadeiras do Senado, e o PL busca ampliar sua bancada, que atualmente é a segunda maior, com 13 senadores.

Na Bahia, o PL segue trabalhando para que Roma seja o nome do partido na corrida ao governo estadual, uma estratégia que ajudaria a integrar o partido à chapa majoritária. Porém, existe também uma tendência de mudar o foco para o Senado. Nos bastidores, membros da sigla avaliam que a melhor alternativa seria lançar uma candidatura ao Senado, em vez de indicar um nome para a vice-governadoria, com o objetivo de fortalecer a oposição no Senado Federal.

A movimentação para lançar uma candidatura ao Senado envolve nomes como o próprio João Roma, que tem experiência como deputado federal, além do deputado estadual Leandro de Jesus, que mantém laços estreitos com Roma. Embora o foco inicial fosse no governo estadual, a pressão para fortalecer a oposição no Congresso pode levar o PL baiano a alterar suas prioridades e investir na disputa por vagas no Senado.

João Roma também já sinalizou que está disposto a retomar diálogos políticos com ACM Neto (União Brasil), especialmente considerando os cenários para as eleições de 2026. Apesar de não ter havido conversas diretas com Neto durante o período eleitoral, Roma afirmou que o momento de alinhamento político pode chegar, especialmente com o objetivo de definir uma estratégia para as eleições futuras, envolvendo também outros nomes do PL na Bahia.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.