Bahia Política

Sem meias verdades

PMs são presos por ameaçar testemunha e atrapalhar investigação sobre milícia

Foto: Divulgação SSP

Dois policiais militares foram presos na manhã desta terça-feira (15) durante a Operação Salvaguarda, uma ação conjunta do Ministério Público da Bahia (MPBA), Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Polícia Militar. Os agentes são acusados de obstruir investigações e ameaçar uma testemunha ligada a dois homicídios cometidos por eles. Segundo o MP, os policiais fazem parte de uma milícia que atua em Santaluz e região, inclusive com suspeitas de participação em grupos de extermínio.

As prisões preventivas e quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Santaluz e São Domingos. A operação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), com apoio da Força Correcional Especial Integrada (Force) e das corregedorias da SSP e da Polícia Militar. A 1ª Vara de Auditoria Militar de Salvador foi responsável pela expedição dos mandados e pelo recebimento da denúncia.

De acordo com o Ministério Público, os policiais, que já eram investigados na Operação Urtiga desde junho de 2023 por homicídio e organização criminosa, agrediram e ameaçaram de morte uma testemunha em fevereiro deste ano. A vítima foi retirada de casa à força, agredida com socos e chutes e intimidada para não prestar depoimento sobre os crimes. As investigações seguem em andamento, com foco na atuação da milícia na região sisaleira.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.