Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quarta-feira (18), uma operação contra uma quadrilha especializada em fraudes eletrônicas envolvendo o uso de identidades falsas e manipulações com tecnologia de inteligência artificial. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) e cumpre mandados nos bairros de Matatu, Coutos e em Barra do Jacuípe, na orla de Camaçari.
Durante as diligências, os agentes apreenderam centenas de carteiras de identidade falsificadas com um dos investigados por estelionato. Segundo a investigação, o grupo utilizava técnicas de deepfake para driblar sistemas de segurança bancária e abrir contas com nomes falsos. Com isso, conseguiam acessar créditos pré-aprovados e gerar prejuízos significativos a diversas instituições financeiras.
De acordo com o delegado Thomas Galdino, diretor do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), a operação demonstra o esforço da corporação para combater crimes digitais que se valem de tecnologias avançadas para enganar bancos e cidadãos. As investigações continuam em andamento na capital e região metropolitana.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
MP pede suspensão dos direitos políticos de Nikolas Ferreira
TJ-BA pede veto a projeto que ameaça fechar cartórios
Família de Zambelli ocupa imóvel da Câmara de forma irregular