Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Polícia Militar de São Paulo começou a usar o aplicativo Localizador, do Google, para bloquear à distância celulares roubados ou furtados. A medida faz parte de uma parceria entre a corporação e a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), e tem como objetivo agilizar a resposta a esses crimes e dificultar o uso dos aparelhos por criminosos. Agora, as vítimas não precisam mais esperar chegar em casa para tentar o bloqueio: os próprios policiais poderão fazer isso nas ruas.
Com o novo sistema, tablets instalados nas viaturas da PM permitirão aos agentes bloquear celulares, rastrear a localização, emitir alarmes e até apagar os dados dos dispositivos, caso seja necessário. No entanto, é fundamental que o recurso de segurança esteja ativado no aparelho e que a vítima registre um boletim de ocorrência o quanto antes.
Para ativar a função, basta acessar as configurações do celular Android, ir até a seção “Google”, depois em “Todos os Serviços” e selecionar “Proteção contra roubo” ou “Segurança do Dispositivo”. Em seguida, é só ativar a opção “Usar o bloqueio remoto”. Também é possível acessar o Google Localizador pelo computador, em caso de perda ou furto do aparelho.
Outro ponto importante é que o usuário saiba o IMEI do seu celular – uma espécie de RG do aparelho, que pode ser encontrado na caixa do produto ou solicitado à operadora. Com o registro do boletim e o número do IMEI, o aparelho passa a constar no sistema da polícia, que será alertada caso ele seja reativado futuramente.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Camaçari inicia implantação do programa Bahia pela Paz
Mais de 15k de drogas são apreendidos pela PM em Juazeiro
Segundo suspeito de matar guarda municipal é preso em Camaçari