Bahia Política

Sem meias verdades

Polícia passa a bloquear celulares roubados com apoio do Google

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Getting your Trinity Audio player ready...

A Polícia Militar de São Paulo começou a usar o aplicativo Localizador, do Google, para bloquear à distância celulares roubados ou furtados. A medida faz parte de uma parceria entre a corporação e a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), e tem como objetivo agilizar a resposta a esses crimes e dificultar o uso dos aparelhos por criminosos. Agora, as vítimas não precisam mais esperar chegar em casa para tentar o bloqueio: os próprios policiais poderão fazer isso nas ruas.

Com o novo sistema, tablets instalados nas viaturas da PM permitirão aos agentes bloquear celulares, rastrear a localização, emitir alarmes e até apagar os dados dos dispositivos, caso seja necessário. No entanto, é fundamental que o recurso de segurança esteja ativado no aparelho e que a vítima registre um boletim de ocorrência o quanto antes.

Para ativar a função, basta acessar as configurações do celular Android, ir até a seção “Google”, depois em “Todos os Serviços” e selecionar “Proteção contra roubo” ou “Segurança do Dispositivo”. Em seguida, é só ativar a opção “Usar o bloqueio remoto”. Também é possível acessar o Google Localizador pelo computador, em caso de perda ou furto do aparelho.

Outro ponto importante é que o usuário saiba o IMEI do seu celular – uma espécie de RG do aparelho, que pode ser encontrado na caixa do produto ou solicitado à operadora. Com o registro do boletim e o número do IMEI, o aparelho passa a constar no sistema da polícia, que será alertada caso ele seja reativado futuramente.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.