Bahia Política

Sem meias verdades

Praias em Camaçari têm selos Bandeira Azul renovados

Três praias no litoral baiano tiveram os selos internacionais Bandeira Azul renovados pela ONG dinamarquesa Foundation For Environmental Education (FEE) para a temporada 2022-2023. São elas: Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, na Ilha dos Frades, em Salvador, e Guarajuba e Itacimirim, em Camaçari, na região metropolitana da capital baiana. Estas duas últimas têm a qualidade das águas analisada pela Cetrel, empresa ambiental baiana com mais de 40 anos de expertise no mercado.

Para que as praias possam receber o selo de certificação é necessário verificar os parâmetros microbiológicos e físico-químicos da água. Valdo Pontes, gerente do Laboratório da Cetrel, destaca que essa avaliação é realizada quinzenalmente. “Dentre os critérios obrigatórios para obter o Bandeira Azul está a análise da qualidade da água, avaliando os parâmetros microbiológicos Escherichia coli e Enterococos, que devem apresentar resultados excelentes, não bastando apenas ser considerada como própria. Monitoramos também os parâmetros físico-químicos, como pH (que deve estar em uma faixa entre 6 – 9), óleos e materiais flutuantes”, informa ele, salientando que, para obter o selo, é preciso que a praia apresente um percentual de 95% de atendimento aos limites de excelência na qualidade da água.

O gestor ainda destaca que os laboratórios da Cetrel realizam as avaliações nas praias de Guarajuba e Itacimirim desde 2018. Até o momento, já foram mais de 390 amostras analisadas e publicadas, com cerca de 1950 ensaios realizados.

“O Selo Bandeira Azul hasteada em uma praia mostra que estão assegurados os mais altos padrões de saúde, segurança, serviços, qualidade da água e educação ambiental e, nós da Cetrel, que somos uma empresa marcada pelo comprometimento com o meio ambiente, ficamos felizes em contribuição com essas certificações por meio da análise da qualidade da água dessas praias. Afinal, ter o Bandeira Azul é conquistar a maior premiação global dedicada a gestão de praias e marinas”, pontua.

O gerente de Relações Institucionais da Cetrel, Eduardo Fontoura, pontua também que este trabalho é fruto de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Camaçari, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). “Como resultado desta aliança, podemos oferecer aos banhistas a certeza de que estão se banhando em praias que têm suas águas avaliadas, de forma rigorosa, para garantir a segurança de todos”, afirma. (Ascom)