A Justiça Eleitoral cassou os mandatos e os diplomas do prefeito de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, Valnicio Armede e do vice-prefeito Adhemar Novaes, por abuso de poder econômico. O pedido foi feito por uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral. Ambos estão inelegíveis pelos próximos oito anos. A decisão tomada no dia 2 de abril, é do juiz eleitoral José Ayres de Souza Nascimento Junior, da Comarca de Cachoeira.
A ação apontou um aumento expressivo no número de servidores contratados às vésperas das eleições de 2024, o MP apresentou alegações finais. A acusação é de que o número de funcionários subiu de 1.419 para 3.056 entre 2020 e 2024, sendo 978 contratações realizadas apenas no ano eleitoral, sem justificativa plausível.
De acordo com o órgão, as contratações seguiram até agosto de 2024, ultrapassando o período permitido por lei, que proíbe a admissão de novos servidores nos três meses anteriores ao pleito. Aumento esse considerado como desproporcional e que distorceu a concorrência eleitoral, favorecendo diretamente os investigados, comprometendo a autenticidade do processo eleitoral.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
ACM Neto participa de corrida em apoio ao autismo em Santo Estêvão
Entenda o processo de escolha do novo Papa
Elinaldo intensifica articulações pelo interior da Bahia