Palestra de conscientização e teste rápido disponibilizado de forma gratuita. Assim foi a ação realizada na manhã desta terça-feira (11), no Hospital Jorge Novis, como parte da campanha “Julho Amarelo”, da Secretaria Municipal de Saúde (SESA). A palestra ministrada por profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), buscou orientar os pacientes acerca da prevenção das hepatites virais.
A doença, que é classificada como A, B, C e D, é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Em Lauro de Freitas, os interessados podem realizar o teste no CTA, na Vila Praiana, ou em qualquer Unidade Básicas de Saúde (UBS), de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.
Uma das palestrantes, a enfermeira Laís Silva alertou para o problema que, segundo ela, é um caso de saúde pública. “Nosso objetivo é trazer informações e prevenção sobre as hepatites virais, que é um problema de saúde pública, e acaba passando para outras pessoas. Esse é o mês de consciência”, disse.
Laís contou como a pessoa pode se infectar. “A hepatite A é contraída por falta de saneamento, água não tratada, alimentos contaminados. E algumas pessoas podem passar despercebidas, devido aos sintomas leves, febre, dor muscular, corporal. No nordeste é a hepatite B que mais predomina”, alertou.
Ao todo, cerca de 50 testes foram disponibilizados nesta manhã. Segundo Laís, com a realização da testagem, é possível confirmar as hepatites B e C. A enfermeira alerta que, caso o resultado seja positivo, o sigilo é garantido e existe tratamento gratuito no SUS. “Caso o paciente seja testado e o resultado venha a ser soropositivo, além do sigilo, nós fazemos tratamento pelo SUS, com antivirais. A gente tem a vacina da hepatite B, que não tem cura, mas tem tratamento”, ressaltou.
Moradora do Centro de Lauro de Freitas, Maria das Graças estava no local e participou da ação para medida preventiva. Ela elogiou a ação da Prefeitura. “Eu acho muito bom, porque conscientiza as pessoas que têm a prevenção, para que não venha acontecer algo pior. Vou fazer o teste para ter a certeza de que está tudo bem”, garantiu.
Por fim, Laís reforçou a importância da prevenção. “Procure informações adequadas. É preciso sempre tomar cuidado com objetos perfuro cortantes. As mulheres que vão ao salão de beleza, é indicado sempre levar seus materiais. Pessoas que fazem tatuagens, verificar se o material está bem esterilizado, e fazer o teste no CTA”, concluiu.
Siga nossas redes sociais clicando aqui
Relacionadas
União Brasil de Ibirataia enfrenta denúncia por candidaturas laranjas
Prefeitura de São Sebastião do Passé realiza entrega de kits maternidade para gestantes
São Francisco do Conde renova a frota de ônibus municipal