Nas Eleições Municipais de 2024, mais de 153 milhões de brasileiros poderão eleger prefeitos, vices e vereadores. A remuneração dos vereadores, como prevê a Constituição Federal, é fixada pelas Câmaras Municipais e pode variar entre 20% e 75% do salário de um deputado estadual, dependendo da população do município. Em cidades com até 10 mil habitantes, aplica-se o menor percentual, enquanto o valor máximo é válido para municípios com mais de 500 mil habitantes.
Além do percentual sobre o salário de deputados estaduais, a legislação também impõe limites para o orçamento das Câmaras Municipais. O valor destinado ao pagamento dos vereadores não pode ultrapassar de 3,5% a 7% da receita do município, conforme sua população, e as Câmaras não podem destinar mais de 70% de sua receita total para pagamento de salários.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, o salário dos vereadores é de cerca de R$ 18 mil, enquanto a remuneração dos deputados estaduais é de R$ 29.469,99. Além disso, os valores gastos com verba de gabinete são definidos pela legislação municipal, cabendo à própria Câmara estabelecer os critérios e o teto desses gastos.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Reconhecimento Facial monitora festa em Ribeira do Pombal
Jorge Araújo declara apoio a Flávio Matos: Uma aliança pelo futuro de Camaçari
Zé do Pão assume que sempre foi do lado de Caetano