Na próxima sexta-feira (9), a Escola Municipal Virginia Reis Tude, em Camaçari, dará início às atividades do projeto Sonzinhos da Bahia, voltado para a valorização da cultura popular e da musicalidade ancestral baiana. A iniciativa busca ampliar o repertório cultural de crianças da rede pública, promovendo uma imersão nas tradições do estado por meio da coleção de livros da antropóloga Bárbara Falcón.
O projeto oferecerá oficinas de iniciação musical, confecção de instrumentos, contação de histórias musicadas e encontros com mestres da cultura popular. Também está prevista uma apresentação artística final, criada junto com os estudantes. Ao todo, 120 crianças participarão das atividades e receberão gratuitamente kits com os livros da coleção e materiais de apoio.
A produção local é assinada pelo Coletivo Fora da Caixa – Produções, conhecido por projetos que fortalecem a identidade cultural e artística na Região Metropolitana de Salvador. A atuação do grupo contribui para adaptar as ações à realidade local, reforçando o vínculo com as comunidades envolvidas.
Com patrocínio da TAG e apoio do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, o Sonzinhos da Bahia vai além do ensino musical: é um convite para que os alunos conheçam e valorizem suas raízes, especialmente as tradições afro-brasileiras que compõem a identidade do povo baiano.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Concessão das BRs 324 e 116 recebe sugestões até hoje
Alunos de cursinhos receberão auxílio de R$ 200 até o Enem
Mais de 160 municípios informam gastos com festejos juninos