O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que, caso o partido decida lançar um candidato próprio à Presidência da República em 2026, o nome será o do governador do Paraná, Ratinho Júnior. A declaração foi dada durante evento da sigla no Rio de Janeiro, onde Kassab voltou a dizer que o governador é o “candidato natural” da legenda, destacando sua boa gestão no Estado e preparo político.
A possível candidatura, no entanto, ainda depende de discussões internas, previstas para ocorrer mais adiante este ano. O PSD avalia que ter um nome próprio na disputa pode ajudar a romper com a polarização entre o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ratinho já demonstrou interesse em concorrer, mas ressaltou que sua prioridade atual é cumprir o mandato no Paraná.
Outros nomes do cenário político também são cotados como possíveis presidenciáveis, como os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Eduardo Leite (RS) e Ronaldo Caiado (GO). Destes, apenas Leite não participou do ato convocado por Bolsonaro em apoio aos presos do 8 de Janeiro. A presença dos demais foi interpretada como tentativa de atrair o eleitorado bolsonarista, já que o ex-presidente está inelegível até 2030.
Ratinho Júnior afirmou estar honrado por ser cogitado e reconhece que a decisão precisa passar por articulação partidária e diálogo com a sociedade. As candidaturas à Presidência só serão oficializadas em agosto de 2026. Para governadores que desejam disputar o cargo, a lei exige a desincompatibilização até seis meses antes da eleição.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Jerônimo agenda reunião para reaproximação com PDT visando 2026
Por que o Dia das Mães é comemorado em maio no Brasil?
Casal suspeito de homicídio é preso em flagrante em Santo Amaro