Bahia Política

Sem meias verdades

PSD pode lançar Ratinho Júnior à Presidência em 2026

Foto: Divulgação/AEN

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que, caso o partido decida lançar um candidato próprio à Presidência da República em 2026, o nome será o do governador do Paraná, Ratinho Júnior. A declaração foi dada durante evento da sigla no Rio de Janeiro, onde Kassab voltou a dizer que o governador é o “candidato natural” da legenda, destacando sua boa gestão no Estado e preparo político.

A possível candidatura, no entanto, ainda depende de discussões internas, previstas para ocorrer mais adiante este ano. O PSD avalia que ter um nome próprio na disputa pode ajudar a romper com a polarização entre o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ratinho já demonstrou interesse em concorrer, mas ressaltou que sua prioridade atual é cumprir o mandato no Paraná.

Outros nomes do cenário político também são cotados como possíveis presidenciáveis, como os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Eduardo Leite (RS) e Ronaldo Caiado (GO). Destes, apenas Leite não participou do ato convocado por Bolsonaro em apoio aos presos do 8 de Janeiro. A presença dos demais foi interpretada como tentativa de atrair o eleitorado bolsonarista, já que o ex-presidente está inelegível até 2030.

Ratinho Júnior afirmou estar honrado por ser cogitado e reconhece que a decisão precisa passar por articulação partidária e diálogo com a sociedade. As candidaturas à Presidência só serão oficializadas em agosto de 2026. Para governadores que desejam disputar o cargo, a lei exige a desincompatibilização até seis meses antes da eleição.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.