O PSDB está em fase avançada de negociação para uma fusão com o Podemos, numa tentativa de fortalecer sua presença no cenário político nacional. A nova sigla deve ser oficializada nas próximas semanas, segundo informações da Folha de S. Paulo. Após a fusão, a legenda pretende ainda buscar uma federação com o Solidariedade.
A movimentação faz parte de uma estratégia para reconstruir a relevância dos tucanos e lançar um nome competitivo para a disputa presidencial de 2026. No entanto, o partido tenta conter a debandada de nomes importantes, como os governadores Eduardo Leite (RS) e Eduardo Riedel (MS), que avaliam deixar a legenda.
Leite, inclusive, é apontado como possível reforço do PSD, sigla comandada por Gilberto Kassab e que recentemente recebeu a governadora Raquel Lyra (PE), também ex-PSDB. A eventual saída de lideranças expressivas é vista com preocupação dentro do partido.
O PSDB, que já comandou a Presidência da República por oito anos, vive um período de declínio, com perdas de governos estaduais e bancadas reduzidas no Congresso. Antes do acerto com o Podemos, os tucanos também tentaram aproximação com Republicanos e PSD, sem sucesso.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
PIS/Pasep: pagamentos de maio começam dia 15
Curso prepara agentes de Lauro de Freitas para emergências
Conceição do Jacuípe convoca aprovados em 2ª chamada