O PSDB está em fase avançada de negociação para uma fusão com o Podemos, numa tentativa de fortalecer sua presença no cenário político nacional. A nova sigla deve ser oficializada nas próximas semanas, segundo informações da Folha de S. Paulo. Após a fusão, a legenda pretende ainda buscar uma federação com o Solidariedade.
A movimentação faz parte de uma estratégia para reconstruir a relevância dos tucanos e lançar um nome competitivo para a disputa presidencial de 2026. No entanto, o partido tenta conter a debandada de nomes importantes, como os governadores Eduardo Leite (RS) e Eduardo Riedel (MS), que avaliam deixar a legenda.
Leite, inclusive, é apontado como possível reforço do PSD, sigla comandada por Gilberto Kassab e que recentemente recebeu a governadora Raquel Lyra (PE), também ex-PSDB. A eventual saída de lideranças expressivas é vista com preocupação dentro do partido.
O PSDB, que já comandou a Presidência da República por oito anos, vive um período de declínio, com perdas de governos estaduais e bancadas reduzidas no Congresso. Antes do acerto com o Podemos, os tucanos também tentaram aproximação com Republicanos e PSD, sem sucesso.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Partidos pedem STF para manter veto ao aumento do IOF
Denúncia envolve ex-diretora de Eunápolis em fuga de presos
Santo Amaro comemora 2 de Julho com desfile e tradição cultural