A cena política em Jequié começa a desenhar novos rumos para 2026. O prefeito Zé Cocá (PP), que em 2022 rompeu com o governo estadual e apoiou ACM Neto (União Brasil) na disputa ao Palácio de Ondina, parece estar em processo de reaproximação com o governador Jerônimo Rodrigues (PT). O movimento ficou evidente no fim da semana passada, durante uma visita do petista ao município. O deputado estadual Hassan (PP), aliado histórico de Cocá e integrante da base governista na Assembleia Legislativa da Bahia, destacou o clima harmonioso do encontro, que teve como principal pauta a retomada do funcionamento do aeroporto de Jequié.
Segundo Hassan, Jerônimo esteve reunido por mais de três horas com cerca de 200 empresários locais, demonstrando disposição em atender os pleitos de Jequié. O ex-governador César Borges também participou do encontro, que foi marcado por gestos de conciliação política e foco em demandas estruturantes para a região. A articulação tem como pano de fundo o fortalecimento de laços entre o Executivo estadual e lideranças influentes do interior, mirando uma composição mais ampla para o pleito de 2026.
Zé Cocá, nascido Zenildo Brandão Santana em Itiruçu, é uma das principais lideranças políticas do sudoeste baiano. Sua trajetória é marcada por ascensão meteórica: foi eleito prefeito de Lafaiete Coutinho em 2008, reeleito em 2012, e em 2018 conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa como o deputado estadual mais votado em Jequié. Em 2020, venceu a eleição para a prefeitura do município e, em 2024, foi reeleito com mais de 91% dos votos, tornando-se o prefeito com maior percentual de aprovação entre os grandes municípios da Bahia.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Recém-nascido abandonado é resgatado na Bahia
Câmara de Teixeira de Freitas aprova reeleição para presidente
Homem é preso por tentativa de feminicídio em Coração de Maria