A Receita Federal emitiu um alerta para os Microempreendedores Individuais (MEIs) sobre uma nova tentativa de golpe que circula por SMS e mensagens de WhatsApp. Os golpistas informam falsamente sobre o suposto cancelamento do CNPJ por falta de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
Segundo o órgão, essas mensagens são fraudulentas e não representam nenhum procedimento oficial. Dívidas com o Fisco, ainda que existam, não resultam no cancelamento automático do CNPJ, como alegado pelos criminosos.
A Receita também reforçou que não realiza cobranças por meio de aplicativos de mensagens ou mensagens de texto. Os únicos canais autorizados para consulta de pendências, emissão de boletos e regularização de débitos são os sites oficiais do Governo Federal e da própria Receita, além do aplicativo MEI.
O órgão orienta que os microempreendedores fiquem atentos e não forneçam dados pessoais nem realizem pagamentos fora dos meios oficiais. A recomendação é sempre verificar a autenticidade de cobranças antes de qualquer ação.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
INSS registra 480 mil pedidos de reembolso por descontos
Camaçari registra alta de 78% na vacinação contra a gripe
São Sebastião vacina população contra gripe em ação especial