A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 já está disponível com todas as informações atualizadas. Após um atraso devido à greve dos auditores da Receita Federal, os contribuintes agora podem acessar automaticamente dados sobre rendimentos, imóveis, investimentos, previdência privada, criptoativos e contas no exterior. A versão pré-preenchida agiliza o processo e dá prioridade na restituição.
Além disso, a Receita Federal liberou o envio da declaração pelo celular, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, e pelo e-CAC, sem necessidade de baixar o programa no computador. A tendência é que o sistema online substitua o Programa Gerador da Declaração (PGD), embora ainda não haja data para sua descontinuidade.
O prazo para envio da declaração começou em 17 de março e vai até 30 de maio. A Receita recomenda que os contribuintes confiram os dados pré-preenchidos com seus documentos para evitar erros. Caso haja divergências, é necessário corrigir manualmente antes do envio.
Para 2025, a Receita Federal estima receber 46,2 milhões de declarações, um aumento de quase 7% em relação ao ano anterior. A ampliação do acesso à declaração pré-preenchida e às novas formas de envio são parte dos esforços para tornar o processo mais ágil e acessível.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Câmara acelera votação de lei contra barreiras ao comércio brasileiro
Santo Amaro promove caminhada e inaugura Centro de Referência do Autismo
Governo lança campanha ‘O Brasil é dos brasileiros’ após tarifaço de Trump