Bahia Política

Sem meias verdades

Reconhecimento Facial ajuda a capturar 3 mil foragidos na Bahia

Foto: Divulgação

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) atingiu a marca de 3 mil foragidos da Justiça capturados desde sua implementação em 2019. A tecnologia, que opera em Salvador, na Região Metropolitana e no interior do estado, tem sido essencial no combate ao crime. Apenas em 2025, 614 pessoas com mandados de prisão foram localizadas.

Além da identificação de criminosos, a ferramenta também auxilia na busca por pessoas desaparecidas. Com o suporte das câmeras inteligentes, oito desaparecidos já foram encontrados. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que os protocolos foram atualizados e algumas câmeras redirecionadas, aumentando a eficiência do sistema. Segundo ele, a tecnologia permite uma média de seis capturas por dia.

As estatísticas apontam que mais de 70% dos presos eram procurados por crimes graves, como roubo (30,6%), homicídio (17,6%) e tráfico de drogas (13,9%). Prisões por dívida de pensão alimentícia cresceram e representam mais de 20% das capturas. A ferramenta também identificou suspeitos em grandes eventos, como o Carnaval, onde 55 criminosos foram presos antes de acessar os circuitos.

Com 3.500 câmeras espalhadas por mais de 80 cidades baianas, o sistema de reconhecimento facial e de placas veiculares fortalece o monitoramento e a segurança. Além de Salvador, prisões ocorreram em Feira de Santana, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Itabuna, Juazeiro, entre outras cidades.

Além da captura de criminosos, a tecnologia tem sido usada para contar o público em festas populares. Durante o Carnaval 2025, cerca de 11 milhões de foliões foram contabilizados, ajudando as forças de segurança no planejamento da atuação policial.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram