As fortes chuvas que atingem a Bahia continuam provocando estragos, especialmente em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Na quarta-feira (7), o Rio Joanes transbordou, deixando 49 famílias ilhadas. Três delas precisaram dormir em um centro de apoio montado pela prefeitura. Os bairros mais afetados foram Portão e Caji-Caixa D’Água, onde diversos pontos sofreram alagamentos.
Segundo a prefeitura, a situação crítica é resultado do acúmulo de 307 milímetros de chuva desde sexta-feira (2), somado à abertura das comportas das barragens, o que agravou as cheias dos rios Joanes e Ipitanga. A prefeita Débora Regis (União Brasil) afirmou que equipes da Defesa Civil e de outras secretarias estão mobilizadas para garantir assistência às famílias e minimizar os impactos na mobilidade urbana.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) informou que, até o momento, 12 famílias estão sendo assistidas no bairro de Caji e outras 37 em Portão. No bairro de Vila Nova de Portão, o atendimento está sendo feito pelo CRAS no Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que presta suporte aos moradores da região.
Apesar da intensidade das chuvas, a Defesa Civil informou que não houve registros de deslizamentos de terra ou desabamentos. A previsão para os próximos dias é de chuvas moderadas, mas a situação segue sendo monitorada. Em casos de emergência, a população pode acionar os serviços pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp (71) 3288-8628.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Camaçari recebe Eco Corrida Ativa com programação especial
Câmara aprova obras e reajuste salarial em Camaçari
Feriadão de São João anima os baianos em junho