Getting your Trinity Audio player ready...
|
Salvador aparece entre as cinco capitais com pior qualidade de vida do Brasil, de acordo com o Índice de Progresso Social (IPS) 2025, divulgado nesta quinta-feira (29) pelo IPS Brasil. A capital baiana ocupa a 24ª posição entre as 27 avaliadas, com nota 62,05 — abaixo da média nacional entre as capitais.
O IPS avalia indicadores sociais e ambientais, como saúde, educação, segurança, moradia, inclusão e acesso à informação. As piores colocadas no ranking foram Salvador, Rio Branco, Maceió, Macapá e Porto Velho — esta última na lanterna, com 57,25 pontos. No topo da lista estão Curitiba, Campo Grande e Brasília, com as melhores notas.
A situação da Bahia como um todo também é preocupante. No ranking geral entre os estados, o território baiano ficou em 22º lugar, com média de 57,67 considerando todos os seus municípios. O Distrito Federal, São Paulo e Santa Catarina lideram o levantamento nacional.
O resultado acende um alerta sobre os desafios enfrentados pela capital baiana e pelo estado em áreas essenciais para o bem-estar da população. Especialistas destacam que o índice pode ajudar na formulação de políticas públicas mais eficazes, visando a redução das desigualdades sociais e a melhoria da qualidade de vida nos próximos anos.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Tarifa dos EUA pode causar prejuízo de R$ 16 bi ao Nordeste
Lauro de Freitas investe na qualificação em saúde mental
Câmara aprova reajuste de 9% para militares das Forças Armadas