Getting your Trinity Audio player ready...
|
No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Salvador inaugurou o Jardim Etnobotânico, localizado no Jardim Botânico de São Marcos. O espaço conta com uma trilha ecológica de 800 metros e 14 ambientes temáticos que destacam plantas ligadas às religiões de matriz africana, como pimenta-malagueta, caruru e arruda. O projeto é uma parceria das secretarias de Sustentabilidade e da Reparação, que uniu conhecimento ambiental e cultural.
O prefeito Bruno Reis destacou a importância do jardim para preservar tradições culturais e religiosas, além de ser um ponto turístico e de estudo da Mata Atlântica. Entre os espaços temáticos, o “Curso das Águas-Mães” e a “Anciã do Saber Atemporal” representam divindades e valores da ancestralidade afro-brasileira, promovendo a reflexão sobre saberes tradicionais e a força feminina.
A titular da Secretaria da Reparação, Isaura Genoveva, reforçou que o jardim alia educação ambiental à valorização da cultura afro, ressaltando a conexão do povo de santo com a natureza. O secretário de Sustentabilidade, Ivan Euler, convidou moradores e turistas para conhecerem a trilha, que já está aberta à visitação, oferecendo uma experiência cultural e ambiental única.
O Jardim Botânico funciona gratuitamente de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h. Visitas guiadas estão disponíveis às terças, quartas e quintas, mediante agendamento pelos telefones (71) 3202-5667 e 3202-5666 ou pelo e-mail jardim.botanico@salvador.ba.gov.br.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Pessoas em situação de rua terão prioridade no Bolsa Família
Conceição do Jacuípe capacita merendeiras da rede municipal
Lauro de Freitas avalia mudanças no trânsito próximo ao metrô