
Santo Amaro recebeu, na tarde desta segunda-feira (30), o Fogo Simbólico da Independência da Bahia, marcando o início oficial das celebrações do 2 de Julho no município. A chama chegou ao Paço Municipal conduzida pelo atleta Ubiraci Soares, de Saubara, simbolizando a continuidade da luta do povo baiano por liberdade e justiça, iniciada há mais de 200 anos.
A cerimônia reuniu autoridades e representantes de Santo Amaro e Saubara, entre elas o prefeito Flaviano Bonfim, a secretária de Educação e primeira-dama Marília Rocha, e o prefeito de Saubara, Felipe Suzart. Em ato simbólico, o prefeito acendeu a pira no Paço Municipal, entre os poderes Executivo e Legislativo, diante de atletas, convidados e moradores.

A veterana atleta Ouriço, figura tradicional na condução do Fogo Simbólico, também participou da solenidade ao lado de outros desportistas locais. Após o ato cívico, a chama seguiu em direção a São Francisco do Conde, mantendo o percurso tradicional até chegar a Salvador, onde será celebrada a Independência da Bahia.
Na mesma noite, as homenagens seguiram com o cortejo simbólico da imagem da Cabocla até o bairro Dois de Julho. De lá, a representação segue para a Praça do Riachuelo, no Trapiche de Baixo, onde, na manhã do dia 2, será dado início ao tradicional desfile cívico que celebra a bravura e a resistência do povo baiano.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
