SEI Bahia supera marca de 2,5 milhões de processos eletrônicos


O SEI Bahia, sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos do Estado, superou a marca de 2,5 milhões de processos administrativos instaurados, desde a implantação, em dezembro de 2017. Em pouco mais de três anos e meio de funcionamento, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI Bahia) é um case de sucesso na administração estadual e está consolidado como importante ferramenta de transformação digital. O software possui 45 mil usuários internos, 59 mil externos cadastrados, e está presente em 71 órgãos.

Anteriormente, os processos administrativos do Estado eram em meio físico (papel), geravam gastos com papel ofício, impressão, postagem, combustível e armazenamento. Empresas especializadas em processo eletrônico estimam que o custo unitário com um processo físico é cerca de R$ 30. Levando em consideração essa estimativa, o Estado já economizou mais de R$ 75 milhões com os processos que já foram abertos no SEI Bahia. Além da economia financeira, há também benefícios ambientais. O uso do software digital poupou a impressão de 375 milhões de folhas de papel ofício.

O Sistema Eletrônico de Informações também traz ganhos de eficiência e produtividade para a máquina pública. A tramitação dos processos é muito mais célere, rápida e ágil. Não se perde mais tempo transportando malotes. Com apenas um clique, o processo é remetido para um destinatário, que pode estar a milhares de quilômetros. Outra vantagem é a possibilidade que o sistema oferece de mais de uma pessoa atuar em um mesmo processo de forma simultânea, gerando um ganho de tempo relevante.

Para o secretário da Administração, Edelvino Góes, o SEI Bahia é um das ferramentas que compõem um projeto estruturante de transformação digital do Estado. “O sistema colocou a administração estadual em outro patamar no quesito da gestão de processos administrativos. Saímos do papel para a era digital, com todos os processos do Estado eletrônicos. Isso nos trouxe celeridade, segurança, maior transparência, redução de despesas, além do ganho ambiental relevante com a redução significativa do uso de papel. Vale ressaltar que o software foi adquirido sem custo pelo Estado e já gerou uma economia expressiva para o erário”, pontuou.

Fonte: Ascom/SEI



Fonte

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print

Relacionado Posts

NOAR
Open Popup
Whatsapp do Bahia Política