Na última quinta-feira (30), os servidores públicos acataram, com algumas ressalvas, a contraproposta do governo em relação à tão esperada Revogação do Pacote da Maldade.
A proposta foi apresentada pela Gestão Municipal em reunião entre Sindicato e Prefeitura, com a presença do Prefeito Antônio Calmon, no dia 28/11/23.
Nessa reunião, o Governo trouxe como proposta:
Revogar integralmente as progressões verticais (títulos). Segundo a proposta, no alcance do curso de graduação, o servidor deve voltar a receber o percentual de 10% (era 5%); No alcance do curso de Especialização, o servidor volta a receber 15% (era 5%). No alcance do curso de mestrado, o servidor volte a receber o percentual de 25% (era 10%), e volte o percentual do curso de doutorado em 50% (era 15%).
Revogar parcialmente a progressão horizontal (tempo). Segundo a proposta, no alcance dos 3 anos de carreira, o servidor receberá 3% de triênio, (era 6% foi pra 1% e fica agora em 3%). Nessa proposta, o sindicato fez ressalva pedindo que voltemos ao percentual de 6%, a ser escalonado por 2 anos. Estaremos no aguardo da resposta da Gestão.
Toda a questão que envolveu a Reforma da Previdência, implementada em 2019, o Governo informou que não irá revogar, considerando inclusive a proposta do sindicato em retornar a VPNI a ser uma verba remuneratória que incorpore à aposentadoria. Nesse pleito, o sindicato e a assembleia fizeram ressalvas e formaram uma Comissão de Servidores para tratar especificamente do tema.
Em resumo, as ressalvas feitas pelo SINDSEFRAN, em relação aos pleitos que não foram contemplados e que precisarão ser abordados na continuidade nas negociações, são esses:
- Escalonamento do triênio até que se chegue ao percentual de 6%;
- A construção de uma alternativa legal à VPNI, para que a gratificação venha a ser incorporada ao salário base;
- Definição do cronograma para discussão dos demais pleitos abordados na Audiência Pública do Pacote de Leis, já mencionados no Ofício SINDSEFRAN 129.2023: A saber:
- Plano de Saúde;
- Piso Salarial dos Agentes de Nível Médio;
- Piso Salarial da Enfermagem;
- Enquadramento no Magistério dos Agentes de Nível Superior;
- Licença remunerada para curso de Strictu Senso (Mestrado e Doutorado);
- Enquadramento Profissional da Guarda Municipal;
- Atualização da tabela do Plano de Cargos e Salários.
O SINDSEFRAN aguarda a próxima data para novas reuniões de negociação das pautas que ainda não foram atendidas. (Sindsefran)
Siga Bahia Política no Facebook , no Twitter e também no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Policiais do 12º BPM prendem suspeitos de tráfico no Sítio Verde
Santo Amaro amplia transporte universitário e inclui rotas
União Brasil e PP discutem saída do governo Lula