Getting your Trinity Audio player ready...
|
O cenário político da cidade de Biritinga, a cerca de 92 km de Feira de Santana, viveu momentos de tensão nas últimas semanas após a morte do vereador e então presidente da Câmara, Joivan de Marinalva (PSB), no dia 22 de maio. A principal dúvida era sobre quem deveria assumir a presidência da Casa Legislativa. Agora, uma nova decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou que o vice-presidente, Anderson do Nascimento Santos (PSD), conhecido como Rau da Funerária, assuma o cargo de forma interina.
O impasse surgiu porque o regimento interno da Câmara de Biritinga não previa, de forma explícita, a substituição do presidente em caso de morte — mencionando apenas renúncia ou destituição. Diante dessa lacuna, outros vereadores realizaram uma eleição e empossaram Josemir da Cruz Moura (Josemir da Saúde) como novo presidente, no dia 29 de maio, durante uma sessão realizada de madrugada e sem a presença do vice.
Rau da Funerária, no entanto, recorreu à Justiça alegando que o artigo 30, parágrafo 1º do regimento lhe dava o direito de assumir automaticamente. Em uma primeira liminar, a Justiça concordou e suspendeu a eleição, mas a decisão foi revertida por um recurso da oposição. O caso seguiu judicializado até que, na segunda-feira (9), o TJ-BA voltou atrás e autorizou definitivamente que o vice assumisse a presidência da Câmara de forma interina.
Segundo o TJ-BA, a interpretação do regimento permite que o vice assuma em qualquer caso de afastamento definitivo, o que inclui o falecimento. A nova decisão também invalida a posse de Josemir da Saúde e reforça que qualquer tentativa de obstrução ao cumprimento da medida pode resultar em multa.
Em contato com a imprensa, Rau da Funerária afirmou que tomará posse oficialmente na sessão desta quarta-feira (11). “Sabia que a justiça nos daria razão. Vamos trabalhar com harmonia ao lado da gestão municipal e em benefício do povo de Biritinga”, declarou o vereador, que agora comanda interinamente o Legislativo da cidade.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Zé Dirceu aponta Rui Costa como possível sucessor de Lula
ACM Neto quer definir chapa da oposição até março de 2026
Prefeito de Santanópolis é multado pelo TCM em meio a crise